Marketing e Vendas

Networking no fitness: 5 dicas para fortalecer a rede de contatos da academia

Uma das melhores maneiras de alavancar o seu negócio, fortalecer a marca e ser reconhecido é por meio do networking. Basicamente, isso significa estabelecer uma rede de contatos da academia que ajuda a divulgar seu negócio e a ampliar as oportunidades.

O que é networking?

Em tradução literal, networking significa rede de contatos. Assim, no mundo dos negócios, essa é a arte de criar e desenvolver relacionamentos ao longo do tempo. A ideia é que as pessoas envolvidas estejam em busca de interesses comuns e desejem trocar experiências, buscando aprimorar-se continuamente e ter novas inspirações.

No entanto, é importante ressaltar que o networking para academias envolve também o relacionamento com os clientes, que podem reforçar a marca por meio de check-ins e posts nas redes sociais. Assim, os alunos matriculados têm grande importância no processo de fortalecimento e reconhecimento da academia.

Por isso, toda academia deve investir nessa ferramenta seguindo algumas dicas simples, que você verá a seguir.

Mas como posso estabelecer um networking eficaz no universo fitness? Confira 5 dicas que vão te ajudar a fortalecer a rede de contatos da academia:

1. Estabeleça contatos com profissionais da área

Uma das principais dicas quando se fala em networking é estabelecer contatos de qualidade, ou seja, com profissionais da área. Essas oportunidades aparecem especialmente em eventos, conferências, congressos, cursos, feiras especializadas etc. Participe desses eventos e entre em contato com profissionais que você ainda não conhece. Fale do seu negócio e mostre seu valor, deixando claro quais são seus interesses, mas também ouça e institua um diálogo em que haja oportunidades para todos que participam.

2. Envie e-mails para os clientes

A rede de contatos de uma academia estará mais fortalecida se ela contar com os clientes. Por isso, invista na comunicação com eles. Uma ideia é criar newsletters, que apresentam novidades sobre a academia. Assim, é possível divulgar, por exemplo, a aquisição de um novo equipamento, a abertura de uma nova turma ou de uma aula diferente, dar dicas de nutrição e exercícios físicos etc.

Você também pode aproveitar essa oportunidade para enviar mensagens de aniversário, datas comemorativas, promoções, entre outros e-mails que serão considerados um agrado diferenciado. O recomendado é enviar um e-mail por semana, a fim de não lotar a caixa de entrada dos alunos, mas ser lembrado com frequência.

3. Tenha um interesse verdadeiro

De nada adianta querer firmar um relacionamento se você não tiver real interesse. Aproveite as oportunidades e absorva o máximo de conhecimentos que puder. Ao pedir ajuda, seja bem específico e estabeleça parcerias com aqueles que compartilham sua visão, missão e valores.

4. Foque a qualidade

O que faz um bom networking é a qualidade, e não a quantidade. O objetivo deve ser sempre a construção de relacionamentos duráveis, que agreguem valor e sejam diversos. Assim, não é somente estabelecer contato com clientes da academia ou com fornecedores, por exemplo. Promova relacionamentos saudáveis com todos os envolvidos no seu negócio para obter o máximo de eficiência e resultados positivos.

5. Estimule as indicações por redes sociais

Como já afirmamos, os clientes são parte importante no networking de uma academia. E eles cumprem o papel de divulgação e fortalecimento da marca principalmente por meio das redes sociais. A partir dos check-ins, da postagem dos seus avanços no treino pelo aplicativo da academia e da divulgação dos resultados que alcançaram, eles mostram que vale a pena se matricular e acabam indicando o estabelecimento para amigos e conhecidos.

O ZW Treino, da Pacto Soluções, é uma ótima forma de incentivar o social marketing da sua academia: os alunos podem compartilhar seu desempenho na academia com facilidade, além de visualizarem informações de treinos e aulas coletivas.

Em resumo, considerando fornecedores, colegas e clientes, a academia pode ter um amplo networking e estabelecer contatos bem diferenciados, que vão ajudar a alcançar resultados mais positivos. Agora que você já sabe o que fazer, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar outros colegas a melhorarem sua rede de contatos?

Tibério Lemes

Tibério Lemes

Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções

Ver mais
Networking no fitness: 5 dicas para fortalecer a rede de contatos da academia
Compartilhe