Marketing e Vendas

Marketing de Academia: Como conhecer seu público-alvo e ter estratégias matadoras

Conhecer o público-alvo é uma das informações mais importantes às quais um empreendedor pode ter acesso. A partir delas, é possível criar ações voltadas para melhorar a experiência dos clientes, tendo mais assertividade e possibilidade de fidelização dos consumidores.

Em uma academia, esses dados são essenciais e apresentam o perfil dos alunos em aulas coletivas, treinos, horários e frequências, informações que podem ser acompanhadas por meio de softwares de gestão. Assim, tem-se uma visão ampla e clara do negócio, gerando estratégias específicas e eficazes.

Por que é importante conhecer o público-alvo?

É comum que os empresários optem por alguns tipos de estratégias na hora de gerenciar seu negócio. No entanto, nem sempre as táticas são assertivas. Isso ocorre por uma série de fatores, mas, muitas vezes, o que acontece é falta de conhecimento a respeito do público-alvo.

Por isso, é preciso ter personas, ou seja, representações do público que retratam desejos, demandas, necessidades, preocupações, medos, perfil de comportamento etc. De posse desse conhecimento, é possível tomar decisões corretas em relação ao seu investimento. Essas informações também influenciam diretamente o marketing e as vendas, que podem direcionar suas estratégias e ter ações focadas.

Como identificar o público-alvo?

Uma forma de identificar o público-alvo é por meio de um trabalho de pesquisa. Pode parecer um processo lento e trabalhoso, mas o resultado realmente compensa. Existem vários cases a respeito desse assunto e as Havaianas são um bom exemplo. Antes entendidas como chinelos para pessoas com baixo poder aquisitivo, as Havaianas passaram a vender muito entre jovens e conquistaram o mercado internacional. Esse resultado não passou de uma estratégia de marketing resultante de uma pesquisa: a empresa verificou que os jovens usavam Havaianas, mas viravam as tiras para ficar diferente.

Com as academias, a ideia é entender o que os alunos procuram. Eles são mais interessados em musculação ou em exercícios aeróbicos? Há muitos pedidos a respeito de lutas marciais? Os alunos consideram a estrutura física adequada? A grade horária atende ao público da academia? Qual a faixa etária predominante em cada aula?

Responder a essas e outras perguntas é uma forma de identificar o público-alvo e determinar os perfis dos usuários da sua academia.

Definindo uma "Persona" ou "Perfil de Público Ideal"

Uma persona é a representação do seu cliente típico, com todas as suas principais características e necessidades.

Uma ferramenta prática e muito completa que ajuda no entendimento do seu público ideal é o Fantástico Gerador de Personas, produzido pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais. Você pode acessá-lo clicando aqui.

O Mapa da Empatia

Quando o assunto é entender as necessidades e problemas e, principalmente, falar a língua do cliente como ele quer ouvir, o Mapa da Empatia é uma ferramenta muito eficiente. Você pode acessar um modelo em pdf gratuito clicando aqui.

Softwares para identificação do público-alvo

Além da pesquisa direta com clientes, existem alguns softwares que ajudam a identificar o público-alvo. Esse acompanhamento estratégico é muito importante, porque as academias oferecem uma série de opções e, geralmente, são as aulas coletivas, que ajudam a identificar comportamentos.

Uma opção oferecia pela Pacto é o ZW Treino, software de gestão que trabalha tanto com aulas individuais quanto coletivas. Entre as opções oferecidas pelo software estão: a disponibilização da ficha de treino dos alunos, compartilhamento de resultados dos treinos, acesso à ficha por dispositivos móveis etc.

Dentro do ZW Treino está o ZW Aula Cheia, que permite gerenciar as aulas coletivas. É possível ao aluno fazer o agendamento online das aulas, e os gestores podem ter acesso fácil a relatórios gerenciais, verificando a satisfação dos alunos. Além disso, existe a TV Gestor, uma funcionalidade diferenciada, que oferece a possibilidade de acompanhar as agendas das aulas coletivas, analisando a taxa de ocupação, os horário mais frequentados pelos alunos, entre outros elementos. Assim, o gestor consegue obter métricas importantes, como identificar qual professor, aula e horário, por exemplo, estão oferecendo mais lucro para a empresa.

A TV Gestor ainda permite marcar um aluno específico, analisando todas as suas ações, desenhando perfis e desenvolvendo estratégias que permitam a fidelização dos alunos.

Vimos então que os softwares de gestão podem ser bons aliados na hora de conhecer o público-alvo. Adotar ferramentas e recursos para acompanhar os usuários da sua academia é essencial para tomar decisões estratégicas, que podem alavancar sua empresa e colocá-la à frente da concorrência.

Tibério Lemes

Tibério Lemes

Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções

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