Marketing e Vendas

Como usar email marketing para academia? Veja 9 dicas para alavancar resultados

Vale a pena usar email marketing para academia? Sabe-se que o email marketing é uma ferramenta muito eficaz quando bem utilizada. Em pesquisa realizada pela Serasa Experian a respeito da Performance nos Canais Digitais, constatou-se que o email é utilizado por 90% das empresas e traz um bom retorno sobre o investimento, sendo que 65% dos empreendedores pretendem continuar a utilizar essa técnica para vendas e conquista de clientes.

Mas como usar o email marketing na sua academia? Veja algumas dicas.

Para as academias, o email marketing é uma ferramenta bastante útil, porque é uma ótima forma de entrar em contato com os alunos e informar sobre novos cursos, novos horários, promoções de pacotes e outras ofertas.

Mas, para obter resultados concretos com essa estratégia, é preciso saber utilizá-la. Confira a seguir algumas dicas que todo gestor deve seguir:

1. Coletar dados

Uma das grandes vantagens do email marketing é o fato de que a mensagem está sendo encaminhada para pessoas que realmente se interessam pelo conteúdo. Assim, a chance de sucesso é maior. Por isso, a sua equipe deve estar treinada para coletar os dados dos clientes, organizá-los e usá-los de forma a despertar o interesse dos usuários:

1. Peça ao aluno para preencher um formulário curto sobre seus maiores interesses no momento em que ele se registrar na academia

2. Disponibilize enquetes no site ou aplicativo da empresa.

3. Deixe um formulário na recepção e pergunte se os alunos gostariam de receber atualizações sobre a academia.

2. Possuir um bom prestador de serviço de email

Ter um prestador de serviço de e-mail confiável é fundamental para facilitar e tornar mais eficiente o envio do e-mail marketing. Além disso, um bom prestador garante que as leis anti-spam sejam seguidas.

Também existem prestadores de serviços que fornecem relatórios para acompanhar o desempenho da campanha de email marketing. Assim, é possível identificar os melhores dias e horários para enviar mensagens, quais mensagens foram abertas, etc.

3. Ser objetivo

Um dos grandes erros do email marketing é a inserção de uma série de informações logo no primeiro email. É mais indicado optar por um único objetivo, inserindo uma informação por vez. Por isso, prefira deixar a mensagem com um layout simples e com uma mensagem breve.

Outro ponto importante a considerar é que deve ser inserido uma call-to-action, ou seja, uma chamada para que o aluno realize uma ação. Assim, se o e-mail for relativo a uma aula nova, coloque um link para a inscrição.

4. Permitir o cancelamento dos envios

Respeite os clientes que desejam cancelar os envios. Obrigar o aluno a receber uma mensagem que não quer tem um impacto negativo – e ele poderá até mesmo desistir de frequentar sua academia.

5. Acompanhar os resultados

Como em qualquer ação de gestão, é necessário acompanhar os resultados. Nesse caso, é preciso verificar o retorno sobre o investimento, identificando futuras ações que podem ser implementadas. Assim, três índices devem ser acompanhados.

Taxa de abertura: Indica o percentual de pessoas que abriram o email. O cálculo é feito pelo total de alunos que abriram o email dividido pela quantidade de emails enviados. O recomendado é atingir 20%.

Taxa de cliques (CTR): É o percentual de pessoas que clicaram e atingiram o propósito do email. O propósito do email pode ser, por exemplo, clicar em um botão de “Inscreva-se”. Um bom índice gira em torno de 2% a 3%.

Opt out: Vale a pena saber quantas pessoas cancelaram o recebimento de emails e o motivo, assim, é possível descobrir se a comunicação ocorre com muita frequência ou se as informações são pouco interessantes. Qualquer valor acima de 1% deve ser avaliado e a estratégia, repensada.

6. Segmentar clientes

O email marketing requer a criação de um banco de dados. Então, aproveite essas informações para segmentar os clientes de acordo com o perfil que possuem. Algumas formas de segmentação são sociodemográfica (idade, sexo, estado civil etc.), geográfica (região ou bairro em que mora), grupos de interesse, data de assinatura, entre outros.

7. Criar um assunto eficiente

Um dos quesitos principais para que um email seja aberto é o assunto que traz. Criar um título assertivo (o campo “Assunto” do email) é fundamental para aumentar a taxa de abertura da mensagem. Nesse sentido, os títulos mais eficientes estão de acordo com as seguintes dicas:

  • Dizer o que a mensagem traz.
  • Criar o título como uma lista (por exemplo, as 10 promoções do dia).
  • Fazer uma pergunta.
  • Ser claro e objetivo.
  • Ser verdadeiro.
  • Mencionar oportunidades (por exemplo, dizendo que a promoção vale apenas por determinado período de tempo).
  • Aproveitar novidades.
  • Oferecer gratuidade (no entanto, é preferível não usar a palavra grátis para que o e-mail não caia na caixa de spam. Por exemplo: “não cobramos taxa de inscrição” em vez de “taxa de inscrição grátis”).
  • Usar uma linguagem pessoal, como se estivesse conversando com o usuário.

8. Principais ferramentas

As principais ferramentas disponíveis no mercado, que tem alta entregabilidade dos e-mails e excelente custo-benefício, são:
1) Lead Lovers
2) RD Station
3) Locaweb
4) Mail Chimp (este com painel apenas em inglês)
5) Get Response

9. Usar um software de gestão

Usar um software de gestão voltado para academias auxilia muito o email marketing desse tipo de negócio. Além de oferecer os dados dos clientes de forma rápida e eficaz, o sistema também ajuda a obter outras estatísticas, que podem ser usadas como tópicos das mensagens. Por exemplo, se o índice de faltas está alto, é possível pensar em e-mails que ajudem a motivar os alunos, mostrando os efeitos positivos dos exercícios frequentes.

Dessa forma, você terá mais sucesso com o e-mail marketing para a sua academia, fidelizando os clientes, que passarão a enxergar o seu negócio como uma referência ao falar em estilo de vida saudável e bem-estar.

Tibério Lemes

Tibério Lemes

Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções

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