Gestão e Tecnologia

Aplicativo e site para academias: como não errar na escolha?

Aplicativo e site para academias são ferramentas básicas atualmente. Afinal, vivemos na era dominada por dispositivos móveis e comunicação veloz. E as academias não devem ficar de fora desse espaço virtual, oferecendo apps e sites com informações relevantes, dicas sobre exercícios, artigos sobre alimentação e possibilitando, ainda, o acompanhamento do treino a partir do celular do aluno, por exemplo. Além de passar mais comodidade e facilidades aos clientes, essas soluções tecnológicas também têm o potencial de conquistar mais alunos.

Veja como levar sua academia para o mundo online e ter melhores resultados!

Aplicativo e site para academias

Talvez você esteja se perguntando como conquistar o mundo online e como um aplicativo ou plataforma online podem trazer benefícios ao seu negócio. Existem várias respostas e, neste post, vamos mostrar algumas delas.

Consulta a horários

Uma das dificuldades que os alunos de academias possuem é conhecer todos os horários de aulas disponíveis na academia: o cronograma tende a mudar conforme o dia da semana e pode haver cancelamentos ou alterações inesperadas na grade. Por isso, é interessante disponibilizar uma plataforma de fácil acesso aos alunos com todas essas informações, criando alertas para quando há uma mudança não planejada no plano de aulas de um aluno.

Promoção da saúde

Um site ou app de academia não precisa trazer apenas informações sobre o negócio, como aulas e horários em que elas são realizadas. Também é possível trazer outros dados, que vão fazer com que o aluno acesse o seu site frequentemente. Uma boa dica é criar um blog e publicar posts sobre saúde, dando dicas de alimentação saudável, ideias de exercício, mitos relativos à saúde etc. Há uma infinidade de possibilidades que pode ser explorada.

Agregação de valor

Ter um site ou app ajuda a agregar valor à academia e permite fazer diversas parcerias. Por exemplo, é possível fazer parceria com estacionamentos, lojas de roupas fitness, fornecedores de produtos naturais etc. Isso pode ser feito por meio de uma plataforma online, que pode ter espaços publicitários específicos. De quebra, você pode conseguir mais alunos, já que os colaboradores desses locais podem passar a frequentar sua academia.

Inovação

O fato de ter uma academia não significa que o negócio precise ficar no século passado. É importante estar sempre atento às novidades e isso passa pela inclusão digital. Então, ter páginas em mídias sociais, um site interativo e um app cheio de funções é crucial para destacar-se perante o competitivo mercado fitness.

Divulgação

Diversas estratégias podem ser usadas no site e no app para a divulgação da academia. Uma delas é o SEO, que busca a otimização do site para um bom ranqueamento no Google. Outra é o marketing de conteúdo, que, por meio de palavras-chave e produções de qualidade, ajuda também no ranqueamento do site, além de fornecer informações relevantes a alunos e potenciais clientes. Dessa forma, a divulgação da academia segue estratégias eficazes, cujo objetivo final é conquistar mais clientes e fidelizar aqueles que já existem.

Conhecimento do público-alvo

Pessoas de todas as idades e classes sociais frequentam academias. Então, será que você conhece bem seu público-alvo? Por meio do site, é possível usar ferramentas para desenhar o perfil dos visitantes. Essas informações são cruciais para traçar estratégias de marketing e ter melhores resultados.

App e site para academias

Antes de criar um app ou site para sua academia é preciso definir uma estratégia, estabelecendo as informações que estarão disponíveis nesses canais. Além disso, é necessário levar outros elementos em consideração.

1) Usabilidade

O app e o site devem ter boa usabilidade, ou seja, o usuário deve encontrar facilmente a informação que deseja. Assim, deve-se ter um campo de pesquisa visível, os links devem estar bastante claros e o menu deve ser fácil de navegar. É importante trabalhar com um designer e criar um layout eficiente e atraente.

2) Responsividade

A responsividade é a compatibilidade do site com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A ideia é que, ao acessar o site em qualquer plataforma, ele estará adaptado e funcionando normalmente.

Como podemos te ajudar?

Para ter acesso a todas as vantagens do mundo online, os aplicativos ZW Treino, ZW App do Professor e o módulo ZW Vendas Online são opções que podem trazer ótimos resultados.

O ZW Treino é um aplicativo que facilita a comunicação entre a academia e seus alunos. A ideia do aplicativo é enviar mensagens para os alunos sempre que necessário, seja para comunicar uma novidade, seja para informar a respeito de alguma alteração. Também é possível disponibilizar a ficha treino do aluno e ter acesso a diversas informações necessárias aos professores e outros colaboradores da academia.

Já o ZW Vendas Online oferece uma possibilidade de vender planos aos clientes, sem que eles precisem sair de casa. Assim, os interessados podem adquirir o pacote que mais encaixa-se no seu perfil e realizar o pagamento por meio de boleto, cartão de crédito ou débito em conta corrente. O aplicativo adapta-se ao site e não requer nenhuma programação muito complexa.

O que achou do artigo? Conta pra gente 😉

Tibério Lemes

Tibério Lemes

Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Atualmente Consultor Independente e Head of Marketing da Pacto Soluções

Ver mais
Aplicativo e site para academias: como não errar na escolha?
Compartilhe