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Como atrair a atenção da terceira idade para sua academia?

Você sabia que a expectativa de vida no Brasil é de, em média, 76 anos? E é considerada a maior média da história! Segundo o IBGE, em 2018 o país atingiu a marca de 208,4 milhões de habitantes.

Por outro lado, também houve uma desaceleração do crescimento populacional, o que significa que teremos um crescimento no número de pessoas com mais de 60 anos, que atualmente corresponde a 13,44%, e tem estimativa de chegar a 32,1% até 2060.

O que podemos aprender com esses dados?

Dois pontos:
1º: Como você pode conferir neste post, 47% da população é sedentária, o que atinge em média cerca de 110 milhões de habitantes.

2º: Se a expectativa de vida aumentou e o número de pessoas com mais de 60 anos tende a crescer, isso significa que mais pessoas irão em busca de melhor qualidade de vida, o que inclui saúde e demais necessidades.

E falando de saúde, a terceira idade é um público com bastante potencial para o segmento fitness, e aquele que muitas não dão atenção.

Segundo a Acad Brasil (Associação Brasileira de Academias), o percentual de maiores de 60 anos que se matriculam nas academias passou de menos de 5%, no início da década passada, para 30% na atualidade. E esse número não para de crescer!

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Como atingir esse público?

Sabemos que essa é uma fase bastante vulnerável, e que precisa ter um cuidado redobrado com a saúde. Então nada mais justo que incentivar esse público a cuidar de si, e mostrar a importância da prática de exercícios.

Se você quer investir no segmento fitness, uma boa oportunidade é montar uma academia de nicho, totalmente voltada para a terceira idade. Estrutura adequada, atendimento e serviços personalizados, profissionais capacitados, são alguns dos requisitos que seu negócio tem que ter para se posicionar como tal.

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Se você nunca pensou em apostar nesse público, talvez seja hora de aproveitar essa oportunidade e atrair mais alunos, e claro, dando o atendimento e suporte adequados. Para isso, listamos 5 dicas valiosas para você chamar a atenção da terceira idade para sua academia:

1- Tempos ociosos

Sabe aqueles horários em que sua academia não tem quase ninguém? Que tal preenchê-los com atividades para a terceira idade? De musculação à hidroginástica, zumba, ioga e até pilates, dá para oferecer diversas modalidades e manter a ocupação sempre em alta.

2- Conscientização

O que as pessoas ganham praticando exercícios? Prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imunológico, etc. É isso que você tem de comunicar a todo momento ao público. Sempre bater na tecla da importância da atividade física para a saúde e seus inúmeros benefícios, como qualidade de vida, mais disposição, resistência, etc.

3- Eventos

Pegando o gancho com o item anterior, uma das formas de levar essa conscientização ao público é através da realização de eventos. Você pode realizar palestras gratuitas  para levar o máximo de conhecimento ressaltando os benefícios dos exercícios; pode oferecer aulas gratuitas no intuito de apresentar sua academia e os serviços que ela oferece, etc.

4- Relacionamento

Nós já sabemos da máxima: relacionamento = fidelização. E esse tipo de público precisa de um atendimento personalizado a todo o momento. Desde a entrada até saída da academia. Treine sua equipe para saber a maneira correta de lidar com ele.

5- Agregue valor

Muito além da saúde, o que mais a prática de exercícios e demais atividades pode agregar na vida dessas pessoas?
- Mais disposição para curtir a família;
- Mais vitalidade para curtir a vida;

Quando você mexe com o emocional do cliente, entende suas dores, seus princípios, o caminho para a fidelização fica muito mais fácil, e o relacionamento se torna muito mais duradouro.

E então? Qual estratégia você vai adotar para atrair a terceira idade para sua academia?

Ingridy Sousa

Ingridy Sousa

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Redatora na empresa Pacto Soluções. Aprendiz constante e profissional em construção.

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