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6 dicas para chamar atenção de quem não pratica exercícios

Em um país onde cerca de 47% da população é sedentária, instituições como a OMS se preocupa quanto ao fato do aumento  de doenças crônicas e cardiovasculares na população. Outros dados que valem nossa atenção: a ociosidade brasileira atinge principalmente as mulheres (53,3%), e apenas 5% da população frequenta academias.

Para você, gestor, é uma grande oportunidade de atrair novos públicos, pois, grande parte deles está no sofá de casa, e provavelmente com o celular na mão!

Sabemos que esse é um dever do setor público, que precisa criar mais políticas públicas para estimular as pessoas a praticarem mais exercícios, com o intuito de diminuir essa taxa alarmante. Porém, você como dono/gestor de academia, qual é o seu papel nesse cenário?

Para além de questões sobre mercado e lucro, em primeiro lugar estamos lidando com a saúde das pessoas. E ao falar de saúde devemos ter o cuidado de não cair no senso comum de sempre atrelar a saúde a beleza/forma física, pois é um dos fatores que desmotivam muitas pessoas por causa da busca incessante do padrão do “corpo perfeito.”

O papel das academias deve ser, claro, promover saúde. Ajudar no combate a doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo. Estimular o prazer de cuidar de si. A grande questão aqui é como fazer da prática de exercícios uma atividade estimulante, e assim manter o interesse contínuo dos alunos.

Portanto, visto que há muitas pessoas a serem atingidas – desde que, claro, elas sejam o público do seu negócio- listamos 5 dicas para você conseguir atrair esse nicho que passa longe de uma academia atualmente.

1- Promova Saúde

O primeiro parece ser óbvio mas deve ser reforçado. Leve para o contexto de sua academia a promoção da saúde. Sempre lembre seu público da importância de se exercitar; das doenças que podem ser prevenidas; dos benefícios serão adquiridos ao longo do tempo, não só apenas no âmbito físico. Deixe isso bem claro em todas as suas plataformas de comunicação.

2- Atenda nichos

Quando falamos em nichos, estamos falando de grupos específicos. E se a maioria deles você ainda não atingiu, está mais do que na hora de pensar em estratégias para alcançá-los! Quer um exemplo? Se o sedentarismo atinge grande parte das mulheres, podemos pensar que é devido a falta de tempo, rotina corrida, certo?
Para atrair essas mulheres você pode criar planos em horários específicos que caibam na rotina delas, e passar a mensagem de que você entende a vida que elas levam, e quer proporcionar mais vitalidade para o dia a dia. Gostou da ideia?

3- Faça planos exclusivos

Alinhando com o item anterior, você pode criar planos específicos para quem estiver nos primeiros passos para uma vida ativa com exercícios. Você pode estimular com planos de “Compre um mês ganhe outro” ou “ Traga um amigo para se exercitar com você e ganhe x% de desconto”. Estratégias não faltam.

Convide-os para aulas experimentais, chame o professor para fazer um acompanhamento mais intimista e fazer o prospect se sentir acolhido e, posteriormente, querer fechar negócio com você.


4- Motivação

Uma vez conquistado os clientes, você tem que mantê-los engajados. Monte grupos por objetivos semelhantes, assim você une pessoas com um mesmo propósito e elas se motivam.

5- Suporte

Sabemos que o professor é o principal fidelizador de alunos na academia, sendo assim, é importante mantê-los sempre cientes do suporte que precisam dar para os alunos, principalmente os que estão em fase de adaptação.

6- Mantenha o relacionamento

Relacionamento é a chave do negócio, então crie ferramentas que aproxime a academia do seu aluno. Aplicativos próprios podem ser uma ótima oportunidade para engajá-los, além de fortalecer a imagem da sua academia e manter o cliente fiel por mais tempo.

Com nosso cenário atual, oportunidades não faltam para abranger mais público e conscientizá-los sobre a importância da prática de exercícios aliados a hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida. Então mãos à obra e boas vendas!

Ingridy Sousa

Ingridy Sousa

Publicitária pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Redatora na empresa Pacto Soluções. Aprendiz constante e profissional em construção.

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