Fidelização e Retenção

Veja 3 passos simples para aumentar a renovação na academia

Dizem que convencer uma pessoa a comprar novamente é mais difícil do que vender pela 1ª vez. Logo, como adotar estratégias para aumentar a renovação na academia?

Quais as vantagens de investir na satisfação do cliente?

Imagine o quento o seu faturamento pode aumentar se, além de vender mais, fidelizar seus clientes ativos?

As vantagens de contar com clientes satisfeitos são inúmeras! Além de contar com a renovação dos já clientes, sua academia acaba sendo indicada de forma direta (amigos, familiares, conhecidos) e indireta (pessoas influenciadas pelas redes sociais, reputação da sua marca na internet, entre outros).

Ou seja, clientes satisfeitos=novas vendas

Mas para isso acontecer, conhecer o seu público é fundamental para aumentar o nível de satisfação dos seus clientes com o seu negócio fitness e potencializar a possibilidade de renovação e indicações.

Para conseguir isso, não basta apenas ter informações sobre quem eles são. É importante ir mais a fundo, buscando estabelecer um relacionamento de confiança, vantajoso para ambos.

Veja agora 3 passos para aumentar a renovação na academia e dê show de fidelização:

1º – Entenda o comportamento do seu cliente e atente-se ao seu nível de satisfação

Para compreender melhor o seu público, você pode realizar pesquisas de satisfação, por exemplo, visando saber quais são os hábitos do seu cliente, a opinião deles quanto a qualidade dos serviços que você oferece, e muito mais.

Com essas informações em mãos, é possível personalizar serviços, criar novos eventos na sua academia e até mesmo, novas propostas para fugir da rotina e assim conquistar e fidelizar os usuários, alcançando resultados de sucesso. A plataforma ZW permite que você faça enquetes com seus alunos, de forma fácil e objetiva.

2º – Inove em ofertas e serviços

Pessoas gostam de novidades! Fique sempre ligado nas novas modalidades que surgem na cena fitness e as disponibilize em sua academia. Aliás, como gestor, você sempre deve procurar ouvir os seus clientes e acompanhar a frequência destes nas aulas que você já disponibiliza.

Assim você poderá compreender qual modalidade tem sido mais rentável para o seu negócio ou se já é hora de extinguir certas atividades e abrir espaço para as novidades, oferecendo mais valor para seus clientes. O ZW te mostra exatamente quanto cada aula tem custado para sua academia, facilitando a sua tomada de decisão.

*Agora, se a sua estrutura não permite a implementação de novas aulas, inove na forma de oferecer os seus serviços, como novos pacotes, bonificação para alunos assíduos, entre outras possibilidades. Para isso, conte com o ZW para oferecer para seus alunos um clube de vantagens para aulas coletivas.

3º – Resgate clientes no Grupo de Risco

Você sabia que quando o aluno paga assiduamente, mas não aparece na academia há semanas isso indica um alto índice de que ele não vai renovar a matrícula? É algo óbvio, mas muitos gestores “dão de ombros” a esta realidade tão frequente nas academias e o resultado é a famosa “política do balde furado”, entram novos clientes, mas saem muitos também.

É aí, você vai mesmo aceitar perder este cliente que paga em dia? Procure saber quem são estes alunos que estão no seu grupo de risco e faça um trabalho visando a retenção. Ligue, mande SMS, e-mail, chame no whatsapp com uma condição diferenciada (abone as faltas nas “férias” que ele teria direito, por exemplo). Surpreenda esse cliente com algo que o faça perceber que a sua academia preza pela presença dele.

Como está o índice de renovação da academia hoje?

Para descobrir se o foco dos seus colaboradores está mesmo nos alunos basta analisar como está o seu IR (índice de renovação). Para chegar a um número, analise a renovação nos meses anteriores para assim descobrir como está a efetividade do seu time em fidelizar o aluno.

Olhe agora para o seu IR! Esse indicador é primordial para os gestores que desejam expandir negócios.

#FicaADica:

Existe um indicador muito importante que está associado aos números de renovação da academia, que é o cálculo da rotatividade. Para calcular a rotatividade, basta pegar o número de desistências (renovações não realizadas)  e somar ao número de cancelamentos multiplicar por 100 e dividir pelo número de alunos ativos. O cálculo do percentual desta conta não deverá ser superior a 7,5%*, caso contrário você está com saldo negativo de alunos (não houve crescimento, só perda) e é necessário pensar em estratégias para resolver esse problema.

*Este número representa a média limite para “desistências + cancelamentos” analisados a partir da nossa plataforma de dados, o Game of Results.

Seu cliente gosta de se sentir importante!

Com o ZW é impossível ignorar o grupo de risco, que fica bem destacado na sua tela para que a equipe tomem uma atitude! Você ainda pode manter um CRM ativo e eficaz através das ferramentas disponibilizadas pela plataforma.

Após ler estas dicas não dá para ficar parado não é mesmo? Invista em ações que aumentem o seu índice de renovação! Este índice é um grande indicador do potencial de crescimento da sua academia.

Conheça o ZW e todas as ferramentas do sistema de gestão fitness para tirar seu sonho de expansão dos negócios do papel. Clique aqui!

Raysa Carvalho

Raysa Carvalho

Especialista em Gestão de Marketing pela UNIALFA e graduada em Publicidade e Propaganda pela UFG. Atua há mais de 7 anos no mercado, com foco em criação de conteúdo.

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